sábado, 5 de junho de 2010

Google... De onde veio, para onde vai?

Sabe aqueles dias em que algo acontece e que muda a história do mundo? Então uma nova página da história da internet começou a ser escrita no verão (estadunidense) do ano de 1995, nos corredores da Universidade de Michigan. Larry Page e Sergey Brin se conhecem e, a partir daquele momento, os rumos da internet se modificam, pois a parceria entre os criadores do Google estava selada para sempre. A ferramenta de busca do Google surgiu, em 15 de setembro de 1997.
Com uma idéia genial e muita competência, os fundadores do Google transformaram sua marca um sinônimo de buscas na internet. Não é a toa que depois de aproximadamente quinze anos, o Google ocupa o topo da lista das marcas mais valiosas do mundo, desbancando gigantes que estão no mercado há dezenas de anos, como as montadoras de automóveis e eletrodomésticos. Com um valor de marca na casa dos U$ 100 bilhões, o Google prova mais uma vez toda sua força.
Nos últimos anos, a expansão da empresa pelos mais variados segmentos como anúncios (AdSenses e AdWords), e-mail (Gmail), comunidades sociais (Orkut), busca de endereços e mapas (Maps), softwares (Earth, Picasa, Chrome) e aquisição de diversos serviços bem sucedidos como YouTube e Writely (hoje Google Docs), dentre vários outros aplicativos; estabelecem uma imagem onipresente da empresa tanto no mundo online como no offline.
O Google é sinônimo de empresa versátil, pois atirou para todos os lados e, inacreditavelmente, acertou quase todos os tiros.
Anualmente, os criadores do Google reúnem e misturam especialistas de todas as áreas e pedem a eles para falar e discutir com uma platéia composta de gente do mercado vinda das várias partes do planeta. Realizam essa discussão num encontro chamado Zeitgeist, palavra alemã que significa "o espírito do tempo". Em 2006, o evento aconteceu no começo de outubro, em Mountain View, Califórnia, na sede do Google.
Na mesma proporção do crescimento financeiro; nos últimos quatro anos, o número de funcionários mais que quintuplicou. Contratar quase 500 pessoas por mês, em vários países do mundo, tem desafiado um sistema que tradicionalmente revira o histórico e o perfil dos candidatos antes da contratação. O nível da formação acadêmica, o resultado das notas na faculdade e a capacidade do indivíduo de se encaixar na cultura Google. Quantos livros o candidato leu ou sua habilidade em responder alguma pergunta com rapidez não são as coisas mais importantes. O Google é um ambiente diferente, com uma estrutura horizontal em que o nível hierárquico tem menos influencia do que a capacidade de colaboração do indivíduo.
Mais recentemente, o Google colocou um freio numa de suas políticas mais polêmicas -- o lema "Contrate o quanto puder". "Provavelmente poderíamos bancar o custo das contratações a mais, mas queremos ser mais conservadores com as finanças daqui para frente", diz a americana Stacy Sullivan, vice-presidente de cultura do Google, uma veterana com nove anos de casa.
Em vez de centrar esforços em fazer a equipe crescer, agora o Google precisa organizar a horda de funcionários que vem acumulando em seus escritórios. Uma das tarefas mais complexas é estabelecer a hierarquia da empresa.
Um estirão como o do Google também deixa marcas físicas. Em alguns departamentos, a superlotação acabou fazendo com que salas de reunião se transformassem em escritórios. Por isso, a empresa não pára de comprar ou construir prédios vizinhos à sua sede.
Desde fevereiro, o Google está sendo obrigado a lidar com um novo e incômodo problema: a pressão por resultados.
Até agora, essas mudanças não parecem causar impacto no clima entre os funcionários. Em 2006 e 2007, o Google foi eleito a melhor empresa para trabalhar nos Estados Unidos pela revista Fortune. Embora a companhia tenha registrado baixas, é possível ver dezenas de funcionários que literalmente vestem a camisa e vão ao trabalho com roupas que estampam o logotipo do Google.
O Google revolucionou nossa maneira de pensar na web e a própria web. Hoje, ser destaque no Google é estar no topo do mundo, ainda mais em um planeta em que 205 milhões de residências estão ligados à internet.
Vamos aguardar as próximas novidades nas buscas e acompanhar sua evolução e a da internet.
E você, usuário antenado? Como vê o passado, o presente e o futuro do Google? Será que ele vai perder a majestade ou o posto de referência nas buscas? Dê sua opinião.

CURIOSIDADES


O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
A expressão googol surgiu de um fato um tanto quanto curioso, o matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol".
Segundo o documentário de Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que queriam dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, que a empresa tivesse este nome.


2 comentários:

  1. Roberta:
    As organizações têm passado por grandes mudanças, e com a Google não seria diferente. Mesmo com a sua cultura típica, há necessidades de realizar mudanças para continuar sendo destaque no mercado tão oscilante e competitivo. Deixa claro, que é importante gerenciar a gestão de conhecimento e atender as necessidades humanas. A gestão do conhecimento é a principal característica da Google, e o que não vai faltar é inovação, nota-se a busca contínua da Google para se manter crescente no mercado, ela aprendeu a lidar com o lado humano do negócio, através da busca para conhecer os hábitos e as preferências das pessoas de diversos países.

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  2. A Google é uma das empresas que mais expressa os novos tempos na vida das empresas. É uma época em que o capital intelectual é que oferece as vantagens competitivas para que as empresas se mostrem sustentáveis. A Google, agregando ao seu serviço de altíssima qualidade variados profissionais, consegue se sobressair não apenas na sua ferramenta de buscas, mas nos seus mapas, programa de navegador de internet, dentre vários outros produtos que oferece.

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